PARA RONALDO BRANDÃO, "AURORA", DE MURNAU, É UM DOS MAIS BELOS FILMES JAMAIS FEITOS. PARA APRESENTÁ-LO NO NOSSO CINECLUBE, RONALDO BRANDÃO EM PESSOA. NÃO PERCA!
Friedrich Wilhelm Murnau foi um dos mais importantes cineastas do expressionismo alemão. É dele o primeiro "Nosferatu - Uma Sinfonia de Horror", de 1921, com Max Schreck. Outro de seus filmes desse período é "A Última Gargalhada", de 1924, com o célebre Emil Jannings.
"Aurora" (Sunrise), de 1927, é o primeiro filme norte-americano de Murnau. Foi escrito por Carl Mayer, aparecido em 1919, ao fazer o roteiro de outro filme emblemático do expressionismo alemão, "O Gabinete do Dr. Caligari". Mayer foi colaborador constante de Murnau.
Com George O'Brien e Janet Gaynor, "Aurora" é um melodrama com algo de fantástico: uma mulher da cidade seduz um pequeno fazendeiro e o induz a assassinar sua mulher, porém vence a bondade inata do homem. Segundo Sigfried Kracauer, autor de "De Caligari a Hitler", os cenários da aldeia e até da cidade parecem de brinquedo, míticos. A realidade se apresenta sempre como percepção subjetiva, que a cada momento pode evaporar. Por trás da superfíciedos acontecimentos, emergem as experiências humanas primordiais.
Para apresentar "Aurora" a nossos convidados, estará presente o
jornalista, ator e encenador Ronaldo Brandão.
Desta vez, o curta-metragem poderá ser de fato uma surpresa. É "Pedaço de Papel", uma produção mineira de 2009, que será levado pessoalmente por sua produtora, Carla Onodera. Conduzidas só pela música, sem diálogos ou narração, as imagens acompanham a trajetória de uma nota de dinheiro, mostrando quanto a sociedade é escrava desse pedaço de papel.
Os filmes serão exibidos em DVD, com projeção em digital. A sala tem 30 lugares.
SÁBADO, DIA 13, ÀS 17 HORAS, NO CINECLUBE DA CASA DE CULTURA CÁSSIA AFONSO DE ALMEIDA, SITUADA À RUA MEYER, 105, VILA SUZANA (RETA), EM MATEUS LEME TELEFONE (31)3535-1721.
VOCÊ ESTÁ CONVIDADO (A).
VISITE O NOSSO BLOG www.casadecassia.blogspot.com
Se não quiser continuar recebendo nossos e-mails, favor nos avisar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestões, críticas, reclamações: