domingo, 1 de janeiro de 2012

Gaviões e Passarinhos



QUANDO A CRISE MORAL SE ABATE SOBRE OS MARXISTAS, SÓ LHES RESTAR "MATAR" O MARXISMO.


Voltando a suas atividades em 2012, a Casa de Cultura vai exibir um dos primeiros longa-metragens de Pier Paolo Pasolini, "Gaviões e Passarinhos" (Uccellacii e Uccellini), de 1966, com Totó, então o maior dos atores cômicos italianos, e Ninetto Davolli, um dos atores preferidos do diretor.

O filme é uma fábula alegórica em que se debatem as ideias de Marx e são Francisco por meio de dois proletários aburguesados, pai e filho, que empreendem uma viagem através da realidade social italiana.

No caminho, eles são acompanhados por um corvo marxista e falastrão que vai comentando seus comportamentos, ora quando se comportam como gavião, cobrando um aluguel de gente mais pobre que eles, ora como passarinho, quando são humilhados por um rico proprietário.


O filme faz parte da primeira fase de Pasolini, anterior às grandes produções como "Teorema", "Medeia" e a Trilogia da Vida, e nele o escritor e diretor parece querer discutir o que restou do marxismo quando seus seguidores entram em crise moral -- tema muito apropriado para o Brasil de hoje.

"Gaviões e Passarinhos" diz que precisamos nos engajar não só no discurso, mas também no viver.

O filme, em p&b, será exibido em DVD restaurado, com projeção digital em tela de 75 polegadas. A sala tem 30 lugares.

O curta será surpresa.

SÁBADO, DIA 7 DE JANEIRO DE 2012, A PARTIR DAS 17 HORAS, NA CASA DE CULTURA CÁSSIA AFONSO DE ALMEIDA
UM PROJETO DO INSTITUTO HUMBERTO MAURO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, críticas, reclamações: