sábado, 1 de fevereiro de 2014

GLAUBER, O FILME, O "TUDO BEM" DO JABOR, "ATERRO" E "MARIGHELLA" NO CINECLUBE EM FEVEREIRO

O cineclube da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida abre  sua programação de fevereiro com a apresentação, no próximo dia 1º, sábado, às 17 horas, do longa-metragem "Glauber o Filme, Labirinto do Brasil" (2003), de Sílvio Tendler. O filme é um documentário sobre a vida e a morte de Glauber Rocha, cineasta que revolucionou o cinema e a cultura brasileira.  Trata-se de um tributo à memória do artista, que praticou um cinema independente e libertário que influenciou o cinema mundial. O filme conquistou os prêmios de crítica e de público do festival de Brasília. Acompanha o curta-metragem "A Mata" (1999), de Águia Mendes e Renato Alves.

No dia 8, sábado, às 17 horas, o cineclube apresenta o filme de Arnaldo Jabor "Tudo Bem" (1978), com Fernanda Montenegro, Paulo Gracindo, Luiz Fernando Guimarães, Zezé Mota e José Dumont, entre outros. O equilíbrio doméstico de uma família de classe média, moradora na Zona Sul do Rio, é quebrado quando ela decide reformar o apartamento para o casamento da filha e tem de conviver durante vários dias com os operários encarregados da construção. Acompanha o curta-metragem "Cabaceiras" (2007), de Ana Barbara Ramos, sobre como a locação de vários filmes brasileiros afetou os moradores da cidade de Cabaceiras, na Paraíba. 
 
No dia 15, sábado, às 17 horas, será exibido o documentário "Aterro" (2011), primeiro longa-metragem do cineasta mineiro Marcelo Reis. O filme focaliza sete mulheres que foram pioneiras na catação e reciclagem do lixo que era produzido e depositado, em décadas passadas, onde hoje fica o bairro Morro das Pedras, em Belo Horizonte. Acompanha o curta-metragem "Anibal, um Carroceiro e seus Marujos" (1981), de Paulo Henrique Veloso Souto, sobre os esforços de populares de Montes Claros que se dedicavam em preservar manifestações culturais como a marujada, o catopê e a caboclada  no Norte de Minas.
 
No dia 22, sábado, às 17 horas, o cineclube apresenta o documentário "Marighella" (2010), de Carlos Pronzato, sobre a trajetória do militante político comunista Carlos Marighella, desde quando enfrentou a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, inspirando um livro famoso do jornalista David Nasser, "Falta Alguém em Nuremberg", até morrer numa emboscada preparada pelo delegado do Dops paulista Sérgio Fleury, quando lutava contra o regime militar de 1964. Acompanha o curta-metragem de ficção "Cowboy" (2011), de Tarcísio Lara Pulati.
 
Aos domingos, às 17 horas, prossegue o projeto Cinepreciosidades, curado pelo escritor e cinéfilo Matheus Matheus, com a exibição de filmes raros, "cult", "underground" e contemporâneos, garimpados entre colecionadores e outras fontes.
 
Os filmes são exibidos em sala dotada de projeção e som digital e tela de 70 polegadas. O espaço tem 23 lugares. Os ingressos são distribuídos 30 minutos antes da sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, críticas, reclamações: