segunda-feira, 4 de setembro de 2017

EDITAL OFICIAL 001/2017
CHAMADA PARA CONCURSO DE POESIAS
I Prêmio Literário Irene de Melloneves
Irene de Melloneves, prosadora e poeta, nasceu em Mateus Leme (1917-2007), onde, sorvendo dos veios da natureza, e se condoendo desde menina com os sofrimentos dos seres humanos e bichos que a rodeavam, contradição aliás que nunca compreendeu, teve sua alma poética gestada na franca solidariedade aos que com ela conviveram.
Seus grandes temas foram o amor e a solidão, embora nunca tivesse deixado de ser uma otimista, de acreditar na redenção do homem enquanto alma em evolução.
Possui obra vasta entre poesia, prosa, romances e crônicas do cotidiano, embora quase toda inédita. Entre seus títulos sugestivos, podem ser citados: “Andanças de Menina Antiga”, “Itinerário das Cinzas”, “Do Meu Beiral de Adeuses”, “Poemas Bastardos”, “Parábola do Caminheiro”, “Profissão Criança” e “Veiga”, seu grande romance autobiográfico.
1. Informações Gerais
1.1. Objeto
O presente Edital tem o objetivo de selecionar poemas inéditos, de temática livre, nas categorias: INFANTIL, JUVENIL e ADULTA, conforme critérios abaixo:
Categoria Faixa Etária Quantidade máxima de obras por escola
INFANTIL 7 a 12 anos                     5
JUVENIL 13 a 16 anos                     5
ADULTA a partir de 17 anos             5
2. Da Participação:
Podem participar do I Prêmio Literário Irene de Melloneves alunos regularmente matriculados nas escolas estaduais, municipais, particulares e escolas de ensino especial no município, bem como adultos residentes ou não em Mateus Leme.
Caso o estudante more no município, mas estude fora da cidade, deve realizar a inscrição diretamente na Biblioteca Pública Geraldo Alves de Oliveira, situada à Rua dos Funcionários, nº 23 – Centro. O mesmo acontece com a categoria adulta: quem não está matriculado deve realizar também na Biblioteca a inscrição.
3. Do Poema e Entrega:
a. Cada pessoa poderá concorrer com apenas um poema, em uma lauda, com no máximo 30 (trinta) linhas;
b. O poema será avaliado quanto à originalidade, criatividade, coesão e coerência;
c. Deverão ser entregues duas cópias de cada poema em envelope contendo:
1) cópia do poema digitado em Word 2010 (ou superior), em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento duplo, entregue em papel tamanho A4, com identificação do participante na parte inferior (nome completo), curso, série, professor (nome completo) e escola (nome, endereço, telefone e correio eletrônico).
2) outra cópia do poema nas mesmas condições acima, porém SEM NENHUMA IDENTIFICAÇÃO, para garantir e manter a lisura no julgamento.
OBS.: Não havendo possibilidade de imprimir o poema, serão aceitas as cópias manuscritas (somente para os poemas encaminhados pelas escolas).
d. Os trabalhos deverão ser entregues aos cuidados da Comissão Julgadora no local abaixo, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, até dia 29 de setembro de 2017, na Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira – Rua dos Funcionários, 23, Centro, Mateus Leme.
4 – Da Avaliação:
Cada escola será responsável pela ampla divulgação do I Prêmio Literário Irene de Melloneves, pela orientação e preparação dos alunos, pela avaliação inicial, orientação e pela seleção dos 5 melhores trabalhos (comissão interna de no mínimo três professores), devendo encaminhá-los à Comissão Julgadora.
5 – Do Julgamento:
5.1. A avaliação dos poemas inscritos será de responsabilidade da Comissão Julgadora.
5.2. A Comissão Julgadora será constituída por membros do meio artístico/literário e educacional, indicados pela Comissão Organizadora, sendo que cada categoria será avaliada por 5 pessoas.
5.3. A análise e a seleção dos poemas inscritos para este Concurso serão orientadas por critérios que considerem criatividade, originalidade, coesão e coerência.
6. Cronograma:
ATIVIDADE DATA
Lançamento do edital 24 de agosto
Período de Inscrição 24 de agosto a 29 de setembro
Julgamento 30 de setembro a 15 de outubro
Divulgação dos Resultados 16 de outubro
Entrega da premiação 21 de outubro
7. Da Premiação:
7.1. Os 3 (três) primeiros colocados de cada categoria, a título de direitos autorais, serão premiados e agraciados com uma placa. A cerimônia de premiação contará com a presença da mídia e de autoridades locais.
8. Prescrições Diversas:
Os casos omissos neste Edital serão dirimidos pela Comissão Organizadora do I Prêmio Literário Irene de Melloneves.
Os poemas inscritos e/ou selecionadas poderão ser utilizados pelas comissões julgadora e organizadora do concurso, objetivando a divulgação dos trabalhos executados, sem fins comerciais.
Os coordenadores do concurso representarão, para todos os fins, os atos referentes ao desenvolvimento do concurso, exposição dos trabalhos, seleção, classificação final e premiação.
Poderão ocorrer alterações no decorrer do concurso, desde que haja concordância da maioria dos representantes da comissão e não acarretem prejuízos aos participantes.
Em caso de dúvidas, podem ser contatados os seguintes telefones: (31)3535-3902, (31)99789-7020, (31)98853-8633 ou (31)99622-1090.
Atenciosamente,
A Comissão Organizadora (Regina Alcantara, Joicely Agenor e Ana Melo)
Mateus Leme, 24 de agosto de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, críticas, reclamações: