sábado, 22 de outubro de 2011

DIA - Dia Internacional da Animação




MATEUS LEME NO DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO DE 2011


Acontece em 400 cidades brasileiras e mais 30 países do mundo, no próximo dia 28 de outubro, o Dia Internacional da Animação, com apresentação simultânea e gratuita de filmes de curta-metragens de animação, selecionados na produção nacional e internacional desse gênero.

No Brasil, o evento é promovido pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Conselho Nacional de Cineclubes e outras organizações.

O DIA foi criado em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa). Nessa data, em 1892, o francês Émile Reynaud realizou uma projeção do seu teatro ótico no Museu Grevin, em Paris, fazendo a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo.

No Brasil, o DIA acontece pelo oitavo ano consecutivo. A mostra é composta de três programas: internacional, nacional e infantil, além de programas para pessoas portadoras de deficiência auditiva, visual, com síndrome de Down e autismo.

O cineclube da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, projeto desenvolvido pelo Instituto Humberto Mauro em Mateus Leme, participa do DIA pelo terceiro ano. Além da apresentação do dia 28, sexta-feira, às 19h30, a Casa apresentará os filmes nacionais e internacionais no dia 29, sábado, às 17h, e os filmes para crianças, no dia 30, domingo, às 16 h.

A projeção será feita com DVD em tela de 75 polegadas e som de alta qualidade. A sala tem 30 lugares. Os ingressos serão distribuídos com 30 minutos de antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, críticas, reclamações: