domingo, 6 de novembro de 2011

Lavoura Arcaica



'LAVOURA ARCAICA" NO CINECLUBE DA CASA DE CULTURA CÁSSIA AFONSO DE ALMEIDA


Em "Os Livros, Nossos Amigos", Eduardo Frieiro fala de uma lista de livros que Somerset Maugham fez que devem ser lidos por puro prazer ou deleite espiritual. Para o autor inglês, são livros que nos ajudam a viver mais plenamente.

Maugham tocou num ponto essencial da filosofia da arte. Para Frieiro, "a arte, nas suas variadas formas, é uma das necessidades vitais do homem civilizado. É tão indispensável como o ar e o pão, enriquecendo e prolongando a própria vida".

O cineclube da Casa de Cultura busca essa realização do ser estético, escolhendo o que há de mais definitivo no repertório do cinema internacional. Nesta semana, o filme escolhido é "Lavoura Arcaica", de Luiz Fernando Carvalho, baseado no romance de mesmo nome de Raduan Nassar.

É o primeiro filme de Carvalho, mais conhecido como diretor de televisão. Trata-se de um dos filmes mais premiados do cinema brasileiro atual. Seu foco dramatúrgico são os conflitos pessoais dentro de uma família de descendentes de libaneses no interior do Brasil.

Dada sua longa duração, mais de 2 horas de projeção, não será exibido o curta-metragem. O filme será exibido em DVD, com projeção digital em tela de 75 polegadas e som perfeito. A sala tem 30 lugares.






Dia 15, terça-feira, no Cineclube da Casa:

14 hs : Cannabis, de Serge Gainsbourg
16 hs : Nicotina, de Hugo Rodriguez
18 hs : O Lobo da Estepe, de Fred Haines




QUANDO OS ESTUDANTES TOMAM A UNIVERSIDADE, A SOCIEDADE
SE PERGUNTA O QUE ESTÁ ACONTECENDO? 'IF..." RESPONDE.

A década era a da guerra do Vietnã, da revolução sexual, da ida do homem à Lua etc.

1968 começou com um desentendimento entre o estudante Cohn-Bendit e o ministro da Juventude francês, em Nanterre. Em todo o mundo, os estudantes protestavam por algum motivo. No Brasil, durante um protesto no restaurante Calabouço, no Rio, o estudante Edson Luís foi morto pela polícia. Em maio, na França, a Sorbone é invadida. Os estudantes levantam barricadas e enfrentam a polícia. 500 mil pessoas desfilam em protesto em Paris. A Sorbone é tomada pelos estudantes e a fábrica da Renault, pelos operários. 10 milhões de trabalhadores entram em greve. A Bolsa de Paris é incendiada. Em junho, no Brasil, acontece a Marcha dos 100 mil no Rio. Em setembro, em Belo Horizonte, é realizado um festival de cinema brasileiro com filmes políticos. Um dos filmes acaba com um deputado apontando um revólver para a boca. Em dezembro, a junta militar edita o AI-5.

1968 é também o ano em que foi produzido "If..." (Se...), do crítico Lindsay Anderson, da revista "Sight and Sound", um dos expoentes do Free Cinema inglês. O filme ganhou a Palma de Ouro de Cannes do ano seguinte e revelou o ator Malcolm McDowell, que depois estaria em "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick.

No filme, um estudante protesta contra o autoritarismo institucionalizado numa escola pública inglesa e seu protesto se transforma numa insurreição armada dos estudantes contra pais, mestres e outras autoridades. A escola representa um microcosmo da sociedade, não só inglesa, mas de todo o mundo, que naquele momento estava sendo contestada pelos movimentos estudantis de protesto.

"If..." é o nosso próximo programa. Devido à sua longa metragem, o curta-metragem não será exibido.
O filme será exibido em DVD, com projeção digital em tela de 75 polegadas e som esterofônico. A sala tem 30 lugares.
SÁBADO, DIA 12 DE NOVEMBRO, ÀS 17 HORAS, NO CINECLUBE DA CASA DE CULTURA CÁSSIA AFONSO DE ALMEIDA - PROJETO DO INSTITUTO HUMBERTO MAURO.

Um comentário:

Sugestões, críticas, reclamações: