domingo, 8 de janeiro de 2012

Exposição "Encantos e Desencantos" de Marco Alcantara / Circuito Tela Verde



Numa parceria com a Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira, a Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, um projeto do Instituto Humberto Mauro em Mateus Leme, apresentou os filmes e vídeos que compõem o 3º Circuito Tela Verde 2011 - Mostra Nacional de Produções Audiovisuais Independentes em Temática Socioambiental, organizada pelos ministérios da Cultura e Meio Ambiente.

A mostra busca facilitar o trabalho de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual. Os temas abordam aspectos da sociobiodiversidade brasileira, mostrando desde o cotidiano de populações que vivem ou já viveram em estreita relação com a natureza, até animações que exploram de forma lúdica a temática socioambiental. Resíduos sólidos, recursos hídricos, consumo sustentável, mudanças climáticas e biodiversidade são alguns dos temas tratados.

O circuito acontece, nos meses de novembro e dezembro, em 2.000 salas de exibição em todo o país, inclusive em localidades remotas, em espaços como Salas Verdes, Coletivos Educadores, Pontos de Cultura, cineclubes, Pontos Cine Mais Cultura, escolas, associações comunitárias, aldeias indígenas, quilombos, unidades do Ibama e do ICMBio.

Na Casa de Cultura de Mateus Leme, a mostra foi apresentada no sábado, dia 17, às 17 horas, e no domingo, dia 18, às 10 e 16 horas, esta última com uma programação dirigida às crianças.




Também no domingo, às 18 horas, a Casa inaugurou a exposição "Encantos e Desencantos", composta de trabalhos do fotógrafo Marco Alcantara que têm como tema principal - mas não o único - a natureza. Fotografando profissionalmente desde 2003, Alcantara é também ambientalista, sendo um dos fundadores da Associação Amigos da Serra do Elefante e líder da brigada de combate aos incêndios que ameaçam a serra.

Desenhista desde os 10 anos de idade, o artista teve seu interesse despertado para a fotografia ao realizar trabalhos em silk-screen. O processo de revelação de tela para estampar tecidos chamou sua atenção, estimulando-o a fazer o primeiro curso de fotografia, quando tinha 18 anos.

Um comentário:

Sugestões, críticas, reclamações: