domingo, 12 de janeiro de 2014

CINECLUBE DE MATEUS LEME PARTICIPA DA 8ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL

O cineclube da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida participa neste mês de janeiro da 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, organizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Da mostra participam cerca de 600 cineclubes e outras organizações de todo o país, que estão exibindo uma parte da programação da competitiva de curtas, médias e longas-metragens; do cinema produzido por realizadores dos povos indígenas; e da homenagem a Vladimir Carvalho, cineasta paraibano dono de uma trajetória no cinema de importância singular para o documentário. 

A mostra começa no próximo dia 4 de janeiro, sábado, às 17 horas, com a exibição do curta "Caixa d'Água: Qui-lombo é esse?" (2012), de Everlane Moraes, e do longa "Doméstica" (2012), do pernambucano Gabriel Mascaro. O primeiro aborda a cultura de afrodescendentes e a memória oral de uma comunidade frente às transformações urbanas ditadas pelo "progresso". No segundo, a câmera é entregue a adolescentes que documentam o trabalho prestado por empregadas domésticas a famílias de diferentes classes sociais e em várias regiões do país.  
 
No dia 11, sábado, às 17 horas, serão exibidos o curta "Felizes para Sempre" (?), de Ricky Mastro, e o longa "Kátia" (2012), de Karla Holanda. O curta conta a história de amor de duas mulheres que estão juntas há 32 anos. O longa, focado na primeira travesti eleita para um cargo público no Brasil, provoca o debate sobre a representação política e os direitos da comunidade LGBT. 

No dia 18, sábado, às 17 horas, será a vez do curta "Brasília Segundo Feldman" (1979), de Vladimir Carvalho, e do longa "As Hiper-Mulheres" (2011), de Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette. Utilizando imagens de arquivo, o  primeiro filme observa a história recente do país, através dos caminhos e descaminhos da construção de Brasília. No longa, que destaca a força da mulher indígena, uma tribo do Alto Xingu se prepara para um ritual e é surpreendida pela "doença" de uma das cantoras. 

No dia 25, sábado, às 17 horas, serão apresentados o curta "A Canga" (2001), de Marcus Villar, e o longa "Acidente" (2006), do poeta, artista plástico e cineasta mineiro Cao Guimarães. O curta aborda a reação de uma família de camponeses nordestinos quando o patriarca obriga a mulher, os filhos e a nora a colocar uma canga de boi para trabalhar. O longa, nem ficção nem documentário, ilustra um poema do diretor e de Pablo Lobato, percorrendo 20 cidades do interior mineiro nas quais surpreende situações ordinárias que surgem acidentalmente diante das câmeras.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, críticas, reclamações: