domingo, 12 de janeiro de 2014

ANIMAÇÕES, DOCUMENTÁRIOS E FILMES DE FICÇÃO NA PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO DO CINECLUBE DE MATEUS LEME

Como estava previsto, o cineclube da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida participou, mais uma vez, da comemoração do Dia Internacional da Animação, em 28 de outubro passado, apresentando os curtas da mostra nacional. Esses filmes - entre os quais está um curta de 1930 feito pelo desenhista Luiz Sá, criador de Reco-Reco, Bolão e Azeitona, personagens da revista "O Tico-Tico" -, serão reapresentados no próximo sábado, dia 2, às 17 horas. 

Domingo, dia 3, às 16 horas, será apresentada a mostra infantil do DIA, constituída de 14 curtas, feitos com o emprego de várias técnicas de animação. Na ocasião, será realizada também uma oficina de brinquedos de papel em que as crianças vão montar dois personagens criados para o DIA 2013 e que estão presentes em cartazes e outras peças. 

Dia 9, sábado, às 17 horas, será apresentada a mostra internacional do DIA, constituída de filmes da Polônia, Uruguai, Portugal, Rússia, Estados Unidos, Dinamarca, França e Espanha. A mostra é composta de 12 curtas, realizados com o emprego de diversas técnicas de animação. 

Dia 16, sábado, às 17 horas, o cineclube apresenta o curta "O Último Raio de Sol" (2004), de Bruno Torres, com José Dumont. Dois jovens ricos viajam de carro para o interior e se divertem humilhando quem encontram pelo caminho. O longa é "À Margem do Lixo" (2008), de Evaldo Mocarzel, documentário que faz parte de uma tetralogia sobre as estratégias de sobrevivência de pessoas que vivem à margem da cidade. O filme foi premiado no festival de Brasília. 

Dia 23, sábado, às 17 horas, serão exibidos o curta "O Aleijadinho", de Joaquim Pedro de Andrade, e o longa "Terra Estrangeira" (1995), de Walter Salles e Daniela Thomas. O primeiro é um documentário sobre a obra de Antônio Francisco Lisboa em Congonhas e Ouro Preto, narrado por Ferreira Goulart. O longa lança sua atenção sobre um jovem que, desesperançado com o Brasil da era Collor, imigra para a Europa, levando uma encomenda suspeita. O elenco tem Fernanda Torres, Fernando Alves Pinto, Luís Melo, Beth Coelho e Tcheky Karyo. 

Dia 30, sábado, às 17 horas, o cineclube exibe o curta "O Profeta das Cores", de Leopoldo Nunes, e o longa "Iracema, uma Transa Amazônica" (1975), de Jorge Bodansky e Orlando Senna, com Paulo César Pereio e Edna de Cássia. O curta registra a história de Antônio da Silva Nascimento, que, após uma reclusão de 17 anos num manicômio, descobre a pintura e através dela ganha reconhecimento público como artista. Misto de documentário e ficção, o longa vai na contramão da propaganda do regime de 1964, que, na época, construía a rodovia Transamazônica, apresentando o outro lado da "grande obra": desmatamento, queimadas, trabalho escravo, prostituição. Por causa disso, esteve proibido vários anos pela censura. 

Aos domingos, às 17 horas, prossegue o projeto Cinepreciosidades, curado pelo escritor e cinéfilo Matheus Matheus, com a exibição de filmes "cult", antigos, "underground" e contemporâneos, garimpados entre colecionadores e outras fontes.

Os filmes são exibidos em sala dotada de projeção e som digital e tela de 70 polegadas. O lugar tem 22 assentos. Os ingressos são distribuídos 30 minutos antes da sessão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, críticas, reclamações: