quarta-feira, 2 de outubro de 2013

EM OUTUBRO, O CARTUNISTA DUKE PRESTA HOMENAGEM A FERNANDO FIUZA E A CASA COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO


O cineclube da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida faz sua programação preferencialmente de filmes brasileiros. A maior parte desses filmes é fornecida pela Programadora Brasil, um órgão da Secretaria do Audiovisual do MinC, Cinemateca Brasileira e Sociedade dos Amigos da Cinemateca. No entanto, de uns dois meses para cá, estamos tendo dificuldades de fazer a nossa programação, por conta de uma crise sem explicação entre aqueles gestores, que tiraram do ar o site da Programadora Brasil. 

Em outubro, no dia 5, sábado, às 17 horas, vamos exibir o curta "Famigerado" (1996), de Aluizio Salles Jr., e o longa "O Homem do Corpo Fechado" (1972), de Schubert Magalhães. "Famigerado" é baseado num conto de João Guimarães Rosa, que relata uma experiência pessoal dele como médico do interior e foi procurado por um famoso jagunço, acompanhado de seus capangas, que queria saber o significado dessa palavra, se constituia um elogio ou uma ofensa. Com Antônio Naddeo no papel do jagunço e Saulo Laranjeira no de Rosa. 
"O Homem do Corpo Fechado" começa com uma epígrafe de Guimarães Rosa a respeito do mundo do sertão e conta uma história em linha reta passada no ambiente natural e humano de Minas Gerais em que é evidente também a influência do western norte-americano - a de um sertanejo que, por amor, enfrenta o poder do lugar, representado por um dono de terras. Com Roberto Bomfim, Esther Mellinger, Milton Ribeiro e grande elenco. Os dois filmes têm música de Tavinho Moura. 

Dia 12, sábado, às 17 horas, serão reapresentados o curta "Chama Verequete" (2000), de Luiz Arnaldo Campos e Rogério Pereira, e o longa "Patativa de Assaré: Ave Poesia" (2007), de Rosemberg Cariry, distribuídos, anos atrás, para o circuito cineclubista pelo Conselho Nacional de Cineclubes. O curta é um documentário sobre esse vodum da música do Pará - um homem simples que se transforma em rei quando está em meio aos tambores, numa roda de carimbó. Filmado ao longo de 27 anos por Cariry, amigo e compadre do artista cearense, o longa documenta a trajetória de vida e arte de um dos maiores poetas populares de todos os tempos do Brasil. 

Dia 19, sábado, a partir das 17 horas, o cineclube exibe o filme "O Homem Roxo" (2009), de Duke e Carlos Canela, sobre o artista plástico Fernando Fiuza e a sua luta contra a "moléstia azul", uma rara doença cardíaca que o acometeu desde criança e que ele driblou por 56 anos. Desenhista, pintor, escritor, fotógrafo e ilustrador, Fiuza encarou a vida como um bem precioso e deixou uma obra numerosa e de qualidade, além de uma legião de amigos e admiradores. Na ocasião, a Casa vai inaugurar uma exposição de ilustrações de Fiuza e o cartunista Duke, do jornal "O Tempo" e "Super Notícia",  vai autografar seus livros de charges e cartuns. 

Dia 26, sábado, às 17 horas, serão exibidos o curta "Dossiê Rê Bordosa" (2008), de Cesar Cabral, e o longa "Quebradeiras" (2010), de Evaldo Mocarzel. O curta integrou a mostra nacional do Dia Internacional da Animação de 2009 e investiga por que Angeli decidiu assassinar a Rê Bordosa, ouvindo para isso o próprio, Laerte, Bob Cuspe e Bibebô. O longa é um documentário sobre as quebradeiras de coco de babaçu da região do bico do Papagaio, fronteira do Maranhão, Tocantins e Pará. Segundo a crítica, é o melhor filme do cineasta e jornalista, que foi editor do caderno de cultura de "O Estado de S. Paulo" e dirigiu filmes importantes como "À Margem da Imagem" e "Do Luto à Luta". 

Dia 28, segunda-feira, às 19,30 horas, o cineclube participa do Dia Internacional da Animação de 2013, uma realização da Associação Brasileira de Cinema de Animação, exibindo a mostra adulta nacional e internacional, junto com outras salas em todo o mundo.   

Todos os domingos, às 17 horas, prossegue o projeto Cinepreciosidades, com curadoria do escritor e cinéfilo Matheus Matheus, constituído da apresentação de filmes raros, entre primitivos, undergrounds ou contemporâneos, garimpados em coleções particulares, na internet e outras fontes. 

Os filmes são apresentados com projeção e som digital em tela de 75 polegadas. A sala tem 23 lugares. Os ingressos, gratuitos, são distribuídos com 30 minutos de antecedência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, críticas, reclamações: