quarta-feira, 2 de outubro de 2013

NELSON GONÇALVES, ANIMAÇÕES MINEIRAS E ITALIANAS, CORNÉLIO PENA E JOSÉ LINS DO REGO NO CINECLUBE DA CASA DE CULTURA DE MATEUS LEME

O cineclube da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida apresenta a sua programação de setembro, que começa com a exibição, no dia 7, sábado, às 17 horas, do curta "Funcionário do Mês" (2011), de Ramon Faria, e do longa "Nelson Gonçalves" (2001), de Elizeu Ewald, com Alexandre Borges, Julia Lemmertz e Taumaturgo Ferreira. O curta é uma animação que ilustra uma canção da banda Pedra Letícia, de Belo Horizonte. O longa é um "docudrama", misto de ficção e documentário, constituído de cenas dramatizadas, filmes de arquivo e depoimentos de contemporâneos (Sérgio Cabral, Adelino Moreira, Lobão e outros) sobre a vida e a carreira de um dos maiores cantores do Brasil, cuja projeção se deveu ao rádio e ao disco. As canções são cantadas pelo próprio Nelson Gonçalves. 

No dia 14, sábado, às 17 horas, o cineclube apresenta a série Animazioni 2, constituída de 12 filmes curtos de animação, apresentada antes pelo projeto Curta Degustação, realizado em Belo Horizonte pelo Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais (CEC-MG), o Instituto Humberto Mauro e a Imprensa Oficial de Minas Gerais. Criados com a utilização de técnicas variadas (stop motion, caneta esferográfica, pixilation, rotoscopia etc), os curtas constituem um recorte da produção contemporânea da animação italiana, caracterizada por um alto nível de sofisticação.  

No dia 21, sábado, às 17 horas, o programa é um curta, "Breves Instantes" (2010), de Mirian Rolim, e um longa, "Fronteira" (2008), de Rafael Conde, com Débora Gomez, Alexandre Cioletti, Berta Zemel, Antonio Naddeo, Grace Passô, João das Neves, Yara de Novaes e Geraldo Peninha. O curta se apropria, para contar uma história, da técnica de construção dos tapetes de serragem feitos para as procissões religiosas em Ouro Preto e outras cidades. Baseado na obra literária de Cornélio Penna, o longa aborda o conflito vivido, numa cidadezinha do interior mineiro, por uma jovem com fama de santa, dividida entre um viajante por quem se apaixona e uma tia empenhada em lhe preparar um grande milagre. Premiado pela Academia Brasileira de Letras.  

No dia 28, sábado, às 17 horas, o cineclube apresenta o curta "Quindins" (2010), de Giuliana Danza e David Mussel, e o longa "O Engenho de Zé Lins" (2005), de Vladimir Carvalho, um dos mais importantes documentaristas brasileiros. O curta é uma animação baseada num conto de Luis Fernando Veríssimo sobre a vida de um casal idoso, utilizando várias técnicas. O longa é um documentário que investiga a personalidade de José Lins do Rego, autor de "Menino de Engenho" e "Fogo Morto", escritor que melhor descreveu o mundo dos engenhos de açúcar e a decadência da que foi a primeira atividade industrial do Brasil. Prêmio especial do júri no Festival de Brasília de 2006.  

Todos os domingos, também às 17 horas, prossegue o projeto Cinepreciosidades, com curadoria do escritor e cinéfilo Matheus Matheus, constituído da apresentação de filmes raros, entre primitivos, undergrounds ou contemporâneos, garimpados em coleções particulares, na internet e outras fontes. 

Os filmes são apresentados com projeção e som digital em tela de 75 polegadas. A sala tem 23 lugares. Os ingressos, gratuitos, são distribuídos com 30 minutos de antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, críticas, reclamações: