quarta-feira, 1 de junho de 2011

Abismos de Pasion



"ABISMOS DE PASION", UM DOS FILMES MAIS DESCONHECIDOS E MAIS IMPORTANTES DE LUIS BUÑUEL


"O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily Bronte, foi um dos livros mais admirados pelos surrealistas franceses.


Luis Buñuel chegou a trabalhar num roteiro, nos anos 30, logo que terminou "L'Âge d'Or". Mas foi Willian Wyler, nos anos 40, que filmou o livro, tendo Lawrence Olivier e Merie Oberon como protagonistas.


Em seu exílio no México, nos anos 50, Buñuel fez a sua versão, aproveitando partes do roteiro anterior. Foi um trabalho de encomenda, que não agradava ao grande autor. O surrealista Ado Kyrou escreve que "Abismos de Pasión" é um dos filmes mais desconhecidos e mais importantes de Buñuel. À primeira vista, parece um melodrama clássico do cinema mexicano. O tema é o amor delirante. Para Kyrou, a última sequência, passada no túmulo, é sublime. "Em 15 minutos, estão o que o espírito humano nos deu de mais fulgurante." O clima desesperador é enfatizado por trechos de "Tristão e Isolda", de Wagner.


Em dado momento, um velho lê um trecho da Bíblia, para Buñuel a mais bela cena, superior ao "Cântico dos Cânticos". "O tempo da nossa vida é curto e cheio de tédio, e não há nenhum bem a esperar depois da morte, e também não se conhece ninguém que tenha voltado dos infernos". Está em seu livro de memórias, "Meu Último Suspiro".


No Brasil, o filme foi distribuido sob o título de "Escravos do Rancor".


"Abismos de Pasión" será apresentado neste sábado, dia 04, às 17 horas, pelo Cineclube da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida. Compareça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, críticas, reclamações: