CINECLUBE DE MATEUS LEME EM MOSTRA NACIONAL SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL
Cerca de 150 cineclubes de todo o Brasil estão participando da mostra itinerante do 4º For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, numa parceria apoiada pelo Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) e pelo programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura. Os cineclubes foram selecionados por meio de uma chamada pública e estão exibindo dez filmes de curta e média metragem premiados abordando essa temática, cuja produção começa a crescer no Brasil.
Em Minas Gerais, estão apresentando a mostra cineclubes de Belo Horizonte, Mateus Leme, Juiz de Fora, Contagem, Caratinga, Uberaba, Ipatinga, Divinópolis, Além Paraíba e Piranga. Em Mateus Leme, a mostra será apresentada no sábado, dia 10 de setembro, às 17 horas, no cineclube da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, situada na rua Meyer, 105, Vila Suzana (Reta), telefone (31) 3535-1721.
A entrada é franca. O público será convidado a escolher o melhor filme, concorrente ao troféu Artur Guedes (multiartista cearense). Na ocasião, também será sorteada uma camiseta e produtos artesanais relativos ao evento.
O cineclube da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida - um projeto do Instituto Humberto Mauro - já participou de outras mostras itinerantes, como o Festival de Cinema da Classe Operária (Feco), duas edições do Dia Internacional da Animação e do lançamento do filme "Patativa de Assaré", de Rosemberg Cariry. Depois do For Rainbow, o próximo evento será o lançamento de dois filmes da cineasta mineira Marília Rocha: "Acácio" e "A Falta que me Faz", ainda em datas a serem marcadas.
São os seguintes os filmes a serem exibidos na mostra itinerante do 4º For Rainbow:
"Brincos de Estrelas", de Marcela Bertoletti, do Rio de Janeiro. A descoberta do amor entre duas amigas.
"Depois de Tudo", de Rafael Saar, de Niterói, com Ney Matogrosso e Nildo Parente. Dois homens idosos se reúnem para assistir a um antigo filme soviético, "Quando Voam as Cegonhas".
"E agora, Luke", de Alan Nóbrega, do Rio de Janeiro. Filme de animação. Um rapazinho é obrigado a se defrontar com os valores da sociedade, depois que um segredo seu é descoberto por seus familiares.
"Ensaio de Cinema", de Allan Ribeiro, do Rio de Janeiro, com Rubens Barbot e Gatto Larsen. Dois artistas fazem o ensaio de uma filmagem
em que um filma e o outro atua.
"Eu não Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, de São Paulo. A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda com a chegada de um novo aluno em sua escola.
"Felizes para Sempre", de Ricky Mastro, de São Paulo. Um casal de mulheres que está junto há décadas.
"GLOSSário", de Fabinho Vieira, de Fortaleza. Duas travestis revelam os significados dos termos e gírias próprios da sua comunidade.
"Homofobia, Lesbofobia e Transfobia", de Felipe Fernandes, de Brasília. Situações de discriminação e violência produzidas pela condição de "ser lésbica" e "ser travesti".
"Sem Purpurina", de Fernanda Balbino, Lara Finochio, Lívia Carvalho e Xenda Amici, de Santos. A luta contra o preconceito numa das regiões mais homofóbicas do país, a Baixada Santista.
"On my Own", de Yuri Yamamoto, de Fortaleza. Experimental. A procura da identidade de um garoto.
Os filmes serão apresentados em DVD. A projeção é digital em tela de 75 polegadas. A sala tem 30 lugares e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes da sessão.